É difícil de imaginar que no país do Ayurveda, com uma ampla cultura terapêutica, há espaço para o Shiatsu. Sim, temos a israelense Oda Sati, uma referência internacional, a viver na Índia e receber pessoas do mundo inteiro para aprender com ela. Conheça um pouco sobre Sati:
Sobre Sati (Oda)
Sati nasceu em Israel e graduou-se em direito na Universidade de Tel Avive, em Israel (1993). Na época em que concluia sua graduação, e exames para poder atuar, sentiu necessidade de investigar outros campos de interesse. Em 1991 ela começou seus estudos em conceitos e métodos de cura orientais e holísticos.
Esses estudos iniciais foram os primeiros passos de uma jornada profissional (que se tornaria também pessoal) no campo dos métodos de terapia japonesa como Shiatsu e Reiki, Medicina Tradicional Chinesa (MTC), práticas corpo-mente como Qi Gong, Tai Chi Chuan, Do-In (Dao Yin), Yoga e Meditação. Este caminho incluiria períodos de estudo na França, China, Índia, Nepal, Mianmar e Tailândia, sob a instrução de professores e mestres conhecidos, experientes e respeitados.
Estudos
Sati estudou Shiatsu e MTC em Israel na Escola de Shiatsu e Medicina Chinesa de Israel (ISSCM), que mais tarde ficou conhecida como Medi-Cin College of Complementary Medicine. Ela recebeu o Diploma de Terapeuta Shiatsu em 1995, após concluir um programa abrangente de Shiatsu de 3 anos. Sati teve o benefício de ser aluno direto dos fundadores da escola, Dr. Rodriguez (MD, OMD) e Sr. Ron Pays (OMD). Ambos viveram e estudaram no Japão, aprendendo e praticando Shiatsu sob a instrução direta de dois conhecidos e respeitados mestres de Shiatsu (senseis) no Japão da época, Tokujiro Namikoshi e Shizuto Masunaga. Assim, a Medi-Cin entrelaçou dois troncos importantes do Shiatsu, e através da escola Sati estudou também com nomes importantes da terapia, como Prof. Endo (Tao Shiatsu).
Após o treinamento de Shiatsu, Sati se matriculou no programa de estudos de 4 anos de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e, em 1998, formou-se na Medi-Cin College of Complementary Medicine, recebendo um diploma de Medicina Oriental (OMD). Os estágios clínicos incluíram períodos na China para acupuntura (Guan An Mein Hospital, Pequim) e ervas chinesas (Chengdu University Hospital of TCM, província de Szechuan).
Atuação profissional
Em 1995, Sati iniciou a sua prática de Terapeuta de Shiatsu, tornando-se professora de Shiatsu no Medi-Cin College, depois de vários anos como assistente de professor e participando de um programa de treinamento de professores. Em 1998, a MTC (acupuntura, ervas, moxabustão e guaxá) foi incorporada ao trabalho clínico. Desde 1999, Sati passa seu tempo entre Israel, Europa e Ásia, compartilhando e aplicando conhecimento, experiência e habilidades terapêuticas, além de criar e ministrar cursos e workshops para pessoas com diversas habilidades, necessidades e vocações.
Entre os anos de 2001 – 2005 Sati morou e trabalhou no norte da Tailândia, na Three Lotus House, um centro autogerido para cursos e tratamentos em Zen Shiatsu, Reiki, Qi Gong e Meditação. Professores externos ofereciam retiros de ioga, canto védico e meditação, enquanto diferentes reuniões e atividades especiais aconteciam de tempos em tempos. Nesse período, vendo a necessidade de uma compreensão mais aprofundada dos conceitos de intuição, energia e MTC, Sati introduziu novos cursos e workshops que não faziam parte do currículo original.
Desde 2006, Sati passou a maior parte do tempo na Índia, com períodos mais curtos na Tailândia, China e Israel. Na Índia, o ensino principal é dos abrangentes Cursos Zen Shiatsu Integrados de 3 meses, que incluem Zen Shiatsu, Qi Gong, Do-In, Yoga, Meditação, Wu Xing, princípios da MTC. Ela recebe alunas e alunos de todo o mundo, com diferentes níveis de conhecimento e experiência nas artes de cura, dando aos cursos uma atmosfera internacional e variada.
Palavras da Mestra
“A verdadeira cura vem de dentro de nós mesmos e só nós podemos nos curar verdadeiramente. Do ponto de vista terapêutico, o objetivo é restaurar, harmonizar e fortalecer a energia do corpo e aumentar a autoconsciência do paciente para que ele possa ser um participante ativo no processo de cura, com o apoio e orientação do terapeuta. O objetivo é a cura máxima com o mínimo de apoio externo. Como estudante, fui instruída que a terapeuta é uma facilitadora e o tratamento é um suporte temporário que deve ser abandonado uma vez que o objetivo é alcançado. Em minha prática, tenho visto esta diretriz como correta e benéfica para o processo de cura.”
Para inspirar
Ponto de virada – “Um estilo de vida e uma atitude de vida acelerados, ocupados, orientados para o sucesso e baseados no intelectual gradualmente deram lugar a um ritmo diferente, fundamentado em elementos de consciência e intuição, consciência holística, buscando a verdadeira felicidade e contentamento e compreensão clara . O objetivo era encontrar respostas, começando com um caminho para as perguntas certas”.
Ser Aluno – “O que começou como um curto curso de Shiatsu por mera curiosidade tornou-se a primeira de muitas etapas de uma transformação gradual. De carreira em tempo integral a estudante em tempo integral, desta vez de terapia holística e natural. Tempo, esforço e energia foram investidos em meu novo projeto, mergulhando na escola de shiatsu, estudando, auxiliando, organizando e depois ensinando. Transformei-a em minha segunda casa e ela se tornou minha primeira casa. Os estudos de Shiatsu terminaram e o desejo de saber mais levou a estudos completos da MTC e trabalho clínico sob a orientação e supervisão de professores talentosos com uma visão holística e abrangente sobre saúde e cura. Como estudante, recebi o melhor dos mundos. Tudo o que eu tinha que fazer era absorver tudo, como uma esponja absorvendo água”.
Ser Terapeuta – “No processo de cura considero todos os aspectos da pessoa – físico, mental e emocional. O objetivo é harmonizar e fortalecer as energias, aumentar a consciência e a consciência de forma que o paciente possa ser um participante ativo do processo de cura, com o apoio e orientação da terapia escolhida. Estou ciente de que o terapeuta é um facilitador temporário, um guia externo, apontando na direção certa, dando recomendações e conselhos ao longo do caminho. É tarefa do paciente trilhar o caminho traçado pelo praticante”.
Ser Professor – “Ter recebido os ensinamentos tão generosamente, juntamente com o conhecimento e experiência adquiridos, inevitavelmente me trouxe ao ponto de poder partilhá-los não só no ambiente clínico da terapia holística mas na sala de aula e no dojo. A princípio, fui solicitado a ensinar em minha escola de shiatsu em Israel, sob a supervisão de meus professores, e não parei desde então. Sempre gostei de ensinar, e ainda gosto. É uma maneira maravilhosa de transmitir o que eu mesmo recebi e, assim, continuar transmitindo a tradição como tem sido feito por gerações antes de mim”.
Quer aprender Shiatsu em um bom curso no Brasil?
É verdade que existem vários cursos de Shiatsu pelo mundo, que apresentam técnicas e estilos diferentes. No entanto, a melhor opção no Brasil é a Shiem Shiatsu. Esta escola oferece um treinamento de qualidade, com professores altamente qualificados que ensinam as técnicas do Shiatsu de forma profissional. Além disso, a equipe da Shiem Shiatsu é muito prestativa e acolhedora, o que torna o ambiente de aprendizado muito agradável.
Fonte: https://www.oda-courses-treatments.com/about_your_teacher-Oda-Sati.html
Tradução e adaptação: Arnaldo V. Carvalho