Anos após lançar o primeiro curso de Shiatsu Emocional, esbarrei com esse pequeno livro em um sebo.
Que surpresa interessante, um livro sobre relacionamento interpessoal, escrito por um vendedor de carros bem sucedido… E extremamente ético (embora a chamada da capa sugira uma persuasão mais-que-agressiva: “imponha suas próprias ideias”).
O pensamento de Lager e da Dra. Kraft é simples. Eles acreditam que e você tiver escuta e souber se expressar, o caminho bom para ambas as pessoas em contato se revelará. O que tem de judô aqui?
Judô é o “Caminho Doce” (ou suave), e trata da ideia de desenvolver seu espírito através de uma arte marcial que neutraliza o adversário da forma mais terna e eficiente possível. Pode-se neutralizar obstáculos sem necessariamente destrui-los. É preciso serenidade interna, e capacidade de transformar o obstáculo em aliado para a vitória.
O judô mental é um bom nome. Fala do conflito que as divergências entre as pessoas propõem, de domínio interno necessário para encontrar o jeito dos “golpes” encaixarem de forma eficiente e suave, e assim resolver o conflito que surge no contato mental/relacional entre duas pessoas.
Isso acontece quando a mente tem marcas e apegos incorporados à sua estrutura, e criam resistências contra as mudanças, ainda que elas sejam totalmente benéficas ao indivíduo. Ancoradas em emoções como medo e raiva, elas estão lá, materiais reprimidos escondidos em um porão escuro qualquer, agindo na noite da inconsciência contra a própria pessoa. É preciso paciência e doçura. Não queremos matar passados e seus fantasmas – simplesmente dar novo lugar a ele, para que possa transformar-se.
Da mesma maneira, o primeiro livro que fala terapia do Shiatsu Emocional – o método que estudamos aqui na Shiem trata de utilizar o Shiatsu e suas práticas corporais com o claro objetivo de se compreender como funciona e como é possível harmonizar as emoções humanas, e o corpo através disto. Acredito que o leitor de Judô Mental se beneficiará do Shiatsu Emocional – livro, terapia, cursos. E os praticantes Shiem, que já estão na trilha do Shiatsu Emocional, igualmente se beneficiarão com a leitura do Judô Mental. Recomendo.
Arnaldo V. Carvalho, autor do Shiatsu Emocional e dirigente da Shiem